sábado, março 24, 2007

Um livro no fim de semana...

...Sou uma espécie de carta de jogar, de naipe antigo e incógnito, restando única do baralho perdido. Não tenho sentido, não sei do meu valor, não tenho a que me compare para que me encontre, não tenho a que sirva para que me conheça. E assim em imagens sucessivas em que me descrevo – não sem verdade, mas com mentiras –, vou ficando mais nas imagens do que em mim, dizendo-me até não ser, escrevendo com a alma como tinta, útil para mais nada do que para se escrever com ela. Mas cessa a reacção, e de novo me resigno. Volto em mim ao que sou, ainda que seja nada. E alguma coisa de lágrimas sem choro arde nos meus olhos hirtos, alguma coisa de angústia que não houve me empola asperamente a garganta seca. Mas aí, nem sei o que chorara, se houvesse chorado, nem por que foi que o não chorei. A ficção acompanha-me, como a minha sombra. E o que quero é dormir…

Bernardo Soares, Livro do Desassossego
(Obras de Fernando Pessoa)

4 comentários:

Maria disse...

Volto em mim.
Ao que sou.
Ainda que seja nada.

Textos preciosos que este(s) Homem nos deixou...

Um abraço

Anónimo disse...

Poeta...
sempre e sempre à ti
um abraço de saudades!

Anónimo disse...

boa escrita; não vou ler já já, porque tou como ele;..e o que eu quero é dormir...

Anónimo disse...

Um livro que é para se ir lendo calmamente desassossegando...também gosto:)
Afinal o ser humano não é assim tão diferente na sua essência.

joão marinheiro

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Arquivo do blogue